A Senhora do Lago

Bem vindos aos meus mundos.....delire e apaixone-se...e viva as minhas emoções

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Beneficios e contra-indicações da Aloe Vera

Para problemas digestivos, queimaduras, cortes e feridas, artrites sinusite, dores musculares, cabelos danificados, varizes e hemorróidas; a lista de aplicações da Aloe Vera é de não acabar mais, e continua crescendo ao longo de quase três décadas de pesquisas. Muito se fala do Aloe Vera, mas quais são mesmo os princípios ativos que a fazem ter tantos benefícios?
Parte de uma subfamília de mais de 200 espécies, essa planta tem mais de 75 substâncias ativas principalmente vitaminas, aminoácidos e proteínas, que explicam seus efeitos emolientes, cicatrizante, antialérgicas, laxante, antiinflamatória e ate anticancerígena.
As formas de usá-la são variadas, desde o consumo oral e tópico da sua seiva não processada (eu já experimentei e posso dizer que o gosto não é muito agradável), passando pelo vários produtos industrializados, até inalações de infusões da planta.
Só deve se tomar certos cuidados com as doses excessivas de produtos a base de Aloe Vera que podem provocar constipação, pele seca, e hemorragia menstrual. Também é contra-indiciada na gravidez e latência e para crianças menores de seis anos.

2 comentários:

  1. ”Vocês me perguntam quais eram as forças secretas que me sustentavam durante minhas longas jornadas. Bem, foi a minha inabalável fé em Deus, meu simples e moderado estilo de vida, e a Aloe, cujos benefícios eu descobri quando cheguei na África no final do século XIX” [Mahatma Gandhi]

    UM POUCO DE HISTÓRIA
    A Aloé Vera, é uma planta semi-tropical, com uma longa e célebre história, que data dos tempos bíblicos tendo sido considerada ao longo dos tempos uma planta medicinal apropriada para todas as situações. Afirma-se que a planta teve origem na África do Sul e foi levada nas rotas comerciais para outros climas quentes da Europa, Espanha, Leste da Índia, China, Índia Ocidental, América do Sul e outras partes do hemisfério ocidental. Assim como o Aloé Vera se espalhou pelo mundo, o mesmo aconteceu com as lendas e as tradições populares acerca das suas aplicações.

    Mas entre todas as Aloés, a Aloé seleccionada por cientistas como a melhor em termos de benefícios para a saúde é a espécie Aloe Barbadensis Miller, designada de Aloé Vera. O nome Aloé Vera vem do termo latino "Vera" ou seja a verdadeira

    A Aloé Vera trata-se da espécie Aloé considerada a mais benéfica em termos medicinais e terapêuticos. É igualmente de todos os aloés medicinais, a espécie mais acessível e a que possui inúmeras propriedades regeneradoras, curativas, lubrificantes e nutritivas.
    Chamada de "a planta da saúde e da beleza", tem o seu uso documentado desde a época do antigo Egipto, sendo usada à muitos séculos na China para o tratamento de queimaduras. Hoje em dia é muito usada em cremes de beleza, champôs e outros cosméticos.

    A sua popularidade por muitos séculos no campo terapêutico e cosmético bem como os registos deixados desde há 3000 anos antes de Cristo até aos dias de hoje, foi relevante para que houvesse uma pesquisa séria e científica sobre esta planta.

    Em 1981 foi criada nos EUA uma Associação Internacional Científica sobre Aloé Vera, denominada I.A.S.C. (International Aloe Science Council) com quadros técnicos a tempo inteiro, para a pesquisa e conhecimento exacto, desde as áreas de investigação química, biológica até á aplicação do produto final no campo da saúde.

    Actualmente, a Aloé Vera para além de ser uma planta com reconhecida importância em processos de regeneração de tecidos, tem sido extensamente investigada pelas suas propriedades como analgésico, anti-inflamatório, antisséptico, antibiótico, fungicida, anti-diabético e na sua aparente influência em processos do sistema imunitário.

    ResponderEliminar
  2. eu estou tomando aloe e ja me senti bem laxante numa area que muito preciso e da um soninho gostoso eu sempre amei esta planta babosa agora estou amandomuito mais e Deus e aloe

    ResponderEliminar